Perguntas ao invés de respostas - Clínica Rezende

Blog

» Home » Blog » Perguntas ao invés de respostas

Perguntas ao invés de respostas

28 de novembro de 2019
* Por Vivian Hauck

“[…] Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. […]”

Eduardo Galeano em “Celebração da voz humana/2”

O que não falta hoje em dia é informação. Informação sobre tudo o que se possa imaginar. É só abrir o Google e pronto. Em menos de 1 minuto, alguém descreve sintomas muito parecidos com os seus, te confere um diagnóstico e logo em seguida sugere 10 passos simples para que você se cure disso (seja lá o que “isso” for). “Bom, se funcionou para essa pessoa, com certeza vai funcionar para mim também”, chegamos a pensar.

É informação em todo lugar dando um nome para isso que você está sentindo e te dizendo o que fazer para se sentir melhor. Uma farmácia a cada esquina prometendo que ali vai ter o que você precisa para não sentir mais dor.

E pode ser até que alguma dessas coisas se encaixe, pode ser até que algumas dessas dicas e soluções funcionem por algum tempo, mas será mesmo que outras pessoas sabem mais de você do que você? Será mesmo que os sintomas aparecem em todos os sujeitos pelos mesmos motivos? Será mesmo que, se um tratamento funcionou para aquele um, vai funcionar exatamente da mesma maneira para você também?

E enquanto você busca solucionar suas questões a partir da solução de um outro, será que você se escuta?

O que você tem a dizer sobre você? O que é que você tem a dizer sobre o que você sente? Alguém pode dizer por você aquilo que você não diz? E aquilo que você não disse? Para onde será que foi?

 

“Quatro bilhões de pessoas nessa terra,

E minha imaginação é como era.

Não se dá bem com grandes números.

Continua a comovê-la o singular. […]”

 

Wislawa Szymborska em “Um grande número”

Leia também

Relato de Anorexia Nervosa

Relato de Anorexia Nervosa

Paciente J, sexo feminino, 40 anos.

Leia mais
Fevereiro Roxo: Se não houver cura, que no mínimo haja conforto

Fevereiro Roxo: Se não houver cura, que no mínimo haja conforto

A campanha do Mês Roxo visa a conscientização e o melhor entendimento das doenças: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia…

Leia mais