Outubro Rosa e Saúde Mental: Qual a relação? - Clínica Rezende

Blog

» Home » Blog » Outubro Rosa e Saúde Mental: Qual a relação?

Outubro Rosa e Saúde Mental: Qual a relação?

13 de outubro de 2019
* Por Fernanda Barroso de Rezende.

Outubro Rosa e Saúde Mental: Qual a relação?

O câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta o sexo feminino. E é também o tipo com maior prevalência de comorbidades psiquiátricas. Por isso, todos os anos acontece a campanha Outubro Rosa, que é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

O INCA e o Ministério da saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia. 

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido em um dos mamilos. Não há causa única, diversos agentes estão relacionados: envelhecimento, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool e excesso de peso.

A prática de atividade de física e de alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal, estão associados a menor risco de desenvolver câncer de mama. 

Diagnóstico

O diagnóstico de câncer pode ser acompanhado de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão. Altera o modo de viver e pensar do paciente. Com o tempo, ao perceber que a doença pode ser controlada e a vida prolongada, muitos pacientes passam a aceitar melhor a possibilidade de continuidade da vida cotidiana e de realização de seus projetos pessoais. 

O bom relacionamento com familiares, boas habilidades e relações sociais, prática de atividade física, confiança em si mesmo e capacidade de procurar ajuda quando surgem dificuldades, são fatores de proteção para uma boa saúde mental. 

O cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. ‘Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela’.

Hábitos saudáveis são fatores de proteção contra o câncer de mama e comorbidades psiquiátricas.

Fonte: INCA

Conheça nossa equipe clicando aqui.

Leia também

Relato de Anorexia Nervosa

Relato de Anorexia Nervosa

Paciente J, sexo feminino, 40 anos.

Leia mais
Janeiro Branco: Vamos falar sobre Saúde Mental?

Janeiro Branco: Vamos falar sobre Saúde Mental?

Em primeiro lugar, por que é tão importante discutirmos sobre este assunto? Porque se estima que um quarto da população mundial desenvolva um ou mais transtornos mentais ao longo da vida.

Leia mais