O que é Nutrologia? - Clínica Rezende

Blog

» Home » Blog » O que é Nutrologia?

O que é Nutrologia?

27 de julho de 2021
* Por Luiza Junqueira Villar

Reconhecida como especialidade médica em 1978, a Nutrologia é o ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos. Por definição, a Nutrologia é a especialidade clínica que tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas.

O médico nutrólogo se especializa através da residência médica em Nutrologia ou tem título de especialista por aprovação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Ou seja, só podem ser intitulados Nutrólogos aqueles que possuem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao Conselho Federal de Medicina.

Importante destacar que práticas como Ortomolecular, Anti-aging, Nutriendocrinologia ou Medicina Integrativa não fazem parte da Nutrologia e não são sequer são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Então como atua o Nutrólogo?

O médico nutrólogo estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão de nutrientes, aplicando esse conhecimento para a avaliação das necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução do risco de doenças.

Pode, ainda, identificar possíveis erros alimentares e hábitos de vida inadequados, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde, contribuindo para uma longevidade saudável e melhora da qualidade de vida.

O Nutrologo pode atuar tanto em Clínicas/Consultórios como em Hospitais, sempre como parte de uma equipe Multidisciplinar.

No atendimento Clínico, são atendidas as seguintes situações:

– Pacientes saudáveis que desejam melhorar hábitos dietéticos e de vida;

– Sobrepeso;

– Obesidade em todos os graus;

– Acompanhamento antes e após realização de cirurgia bariátrica;

– Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP);

– Bulimia, Anorexia, Síndrome do Comer Noturno, Vigorexia, Ortorexia: aspectos nutrológicos;

– Aspectos nutrológicos da ansiedade e depressão;

– Pacientes que serão ou foram submetidos a cirurgias;

– Pacientes oncológicos (em tratamento de câncer);

– Pacientes que não conseguem ingerir comida por via oral e necessitam de sonda nasogástrica/nasoenteral, gastrostomia ou jejunostomia ou por via endovenosa (parenteral);

– Pré-Diabetes e Diabetes;

– Dislipidemias: hipercolesterolemia (aumento do colesterol) e hipertrigliceridemia (aumento do triglicérides);

– Síndrome metabólica;

– Esteatose hepática não-alcóolica (gordura no fígado);

– Alergias e intolerâncias alimentares;

– Anemias carenciais;

– Vegetarianismo;

– Doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa);

– Síndrome do intestino irritável;

– Sarcopenia (baixa quantidade de músculo);

– Orientações nutrológicas para cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias;

– E outras.

Sobre a avaliação do paciente

Para avaliar um paciente, o médico nutrólogo realiza a anamnese (conversa em que conhece a história do paciente e seus hábitos alimentares e de vida); o exame físico completo; avaliação antropométrica com aferição de altura, peso, principais medidas e circunferências do corpo; avaliação da composição corporal através da Bioimpedância Elétrica; avaliação da capacidade funcional por meio de testes de força tais como dinamometria e testes funcionais; solicita exames laboratoriais e radiológicos complementares de acordo com cada situação.

A partir do diagnóstico definido, o tratamento é individualizado podendo ser feito por orientações alimentares específicas, prescrição de suplementos nutricionais ou prescrição de medicamentos.

Dessa forma, o médico nutrólogo atua em diversas áreas da medicina, abordando o aspecto nutrológico de cada doença, em conjunto com os colegas médicos e equipe multidisciplinar.

Leia também

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O que é, como os pensamentos influenciam no TOC, como o problema pode estar sendo mantido?

Leia mais
Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes

Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes

Pode-se dizer que múltiplos elementos determinam a saúde mental dos adolescentes. Quanto mais expostos aos fatores de risco, maior o potencial impacto negativo nos aspectos emocionais dessa faixa etária.

Leia mais