Ler e Escrever como um processo natural – será?
“Só 15% dos problemas dos alunos correspondem a distúrbios orgânicos” (1).
Ler e escrever são habilidades que fazem parte de um processo construído com estímulo adequado e direcionamento bem específico, com pré-requisitos a serem alcançados ao longo da caminhada da aprendizagem.
A leitura é uma atividade que pode estar agrupada em dois níveis: a decodificação, que permite o reconhecimento das palavras, traduzindo a letra impressa/escrita para a linguagem oral (grafema-fonema); e a compreensão, que possibilita a assimilação de uma palavra, frase ou texto. A escrita corresponde a codificação dos sons da linguagem oral em sinais escritos (correspondência fonema-grafema).
As dificuldades na leitura e na escrita comprometem todo o processo de aprendizagem, dificultando o sucesso escolar da criança.
O papel do fonoaudiólogo não preconiza a identificação de problemas, mas tem como foco a promoção da saúde junto a alunos, pais e toda a comunidade escolar, assim como o desenvolvimento de estratégias educacionais com o objetivo de otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, ao perceber qualquer dificuldade nas aquisições, seja de leitura ou de escrita, procure apoiar e buscar ajuda. São processos que necessitam de acompanhamento de todos os que convivem com a criança e que desejam seu sucesso.
Certamente, as pessoas fumam pelos mais diversos motivos. Deve-se pensar, porém, que a nicotina presente no tabaco, que é a substância capaz de gerar dependência, atua no sistema de recompensa cerebral e seu uso resulta numa sensação de bem-estar.
Leia maisPsicóloga explica os comportamentos que podem ser associados ao transtorno e alerta sobre os cuidados para evitar diagnósticos equivocados.
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