Os transtornos da conduta alimentar são doenças psiquiátricas que compreendem um grupo amplo de distúrbios caracterizados por alterações do comportamento alimentar com graves complicações clínicas.
São doenças multifatoriais que possuem fatores predisponentes como os biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais, assim como fatores precipitantes como dietas e eventos estressantes.
A abordagem desses distúrbios deve ser integral com equipe especializada multidisciplinar composta por Psiquiatra, Psicólogo e Nutricionista. E além desses profissionais destaco hoje a importância do acompanhamento Médico Clínico, uma vez que cursam com alterações orgânicas que podem ser causa ou consequência do comportamento alimentar.
Na Anorexia Nervosa, a restrição dietética severa resulta na desnutrição calórica-proteica que leva a mudanças fisiopatológicas. Ocorre redução da massa de gordura assim como da massa muscular corporal, alterações hormonais, aumento do colesterol, disfunções hematológicas como anemia e alterações imunológicas. Algumas mudanças no funcionamento do organismo podem perpetuar a doença como esvaziamento gástrico demorado, plenitude gástrica, inibição da alimentação.
A Osteopenia/Osteoporose é uma das alterações mais graves, pode levar a fraturas patológicas e em pacientes jovens comprometer o desenvolvimento causando baixa estatura. Alteração da função sexual e reprodutiva ocorre também em grande parte dos pacientes e é comum alteração do ciclo menstrual como amenorreia. No exame físico podem ser detectadas alterações cardíacas como bradicardia, arritmia cardíaca e hipotensão, além de alterações de pele e pelos, resultante da desnutrição e desidratação.
Na Bulimia Nervosa as alterações orgânicas são decorrentes tanto dos episódios compulsivos como dos purgativos. O vômito induzido por levar a esofagite, aumento das glândulas parótidas, abrações dentárias, cáries e ulcerações no dorso das mãos. O uso inapropriado de laxantes, diuréticos e o próprio vomito podem resultar em distúrbios hidroeletrolíticos causando fraqueza muscular, cãibras, arritmia cardíaca e em casos graves levar a insuficiência cardíaca. Também é frequente o diagnóstico de anemia, seja por deficiência nutricional, por sangramento ou pelo uso de laxantes.
No Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica a ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, normalmente de alto teor calórico, resulta em doenças associadas como Obesidade, Diabetes, Dislipidemia, Doenças Cardiovasculares, Cálculo Biliar e alguns tipos de Câncer.
Os exames laboratoriais são exames complementares que não tem papel no diagnóstico, mas sim na avaliação de complicações tais como: hipercolesterolemia, hipoglicemia, anemia, redução de sódio, potássio, magnésio e fósforo; deficiência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina B12; alterações hormonais como redução de T4, redução da testosterona, aumento do cortisol e da insulina, entre outras.
Reforço, portanto, a importância do acompanhamento com equipe multidisciplinar e a atenção aos dados objetivos do exame clínico para uma abordagem completa do paciente.
O que é, os principais sintomas, como o problema pode estar sendo mantido. Leia aqui.
Leia maisJaneiro, o mês de conscientização da saúde mental, já está próximo do fim, mas ainda dá tempo para mais alguns questionamentos, apontamentos e reflexões.
Leia mais