Abordagem cognitivo-comportamental
O tratamento está baseado numa formulação cognitiva do caso em questão, isto é, as crenças e estratégias comportamentais que caracterizam aquele transtorno. Então, o objetivo é produzir uma modificação nos pensamentos e sistema de crenças, para produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura.
Abordagem psicanalítica
O trabalho clínico de orientação psicanalítica parte da fala de cada sujeito durante os atendimentos e busca instaurar a possibilidade de questionamento e ressignificação de sintomas, bem como de reposicionamento dos sujeitos frente à vida e a seu sofrimento psíquico. Oferece-se um espaço para alívio do sofrimento humano, das angústias existenciais, para que a pessoa exponha sua individualidade, seus medos e angústias.
É a subespecialidade da Psiquiatria responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais que acometem crianças e adolescentes.
Leia maisA Psicologia da Infância e Adolescência é responsável por acompanhar os processos mentais de crianças e adolescentes, investigando e analisando os comportamentos dessa faixa etária.
Leia mais