“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
Vinicius de Moraes
Em um outro texto do nosso blog, há um ano atrás, propus um convite: Precisamos celebrar o amor! Estávamos em um contexto de recomendações de isolamento social e nos debruçávamos para compreender o impacto disso sobre nossas relações. Havíamos sido expostos a descobrir novas maneiras de amar e de se sentir amado. Agora a situação pandêmica está diferente, ainda que tenhamos que nos cuidar (recomendo o uso de máscara), estamos nos encontrando mais, nos reunindo para dançar, ir a shows, bater papo nos bares, em festas e até nos abrir para mais encontros afetivos-amorosos. E como nos tornamos uma pessoa especial para a outra? E como a outra pessoa se torna especial para nós?
Na verdade, não há qualquer resposta precisa sobre isto. Mas não é fascinante pensar sobre isto? Fico imaginando, dois estranhos que são de origens interpessoais bem diferentes, de diferentes contextos, de diferentes gerações, que se comunicam de maneira diferente, muitas vezes de diferentes culturas, de personalidades diferentes, que se relacionam de maneira diferentes, com experiência pessoal mais ou menos organizada, se encontram e os olhos brilham, sentem as famosas “borboletas no estômago”… Pronto! Aconteceu! Dois estranhos reconhecem a singularidade do outro.
Estudos sobre o apego em adultos mostram que este encontro e o reconhecimento do outro não ocorrem completamente ao acaso. Existe uma organização ideoafetiva que reconhece algumas características do outro como significativas. Ih, desculpe se acabei com a magia do encontro. Tenho esta tendência (ou mau costume) de buscar explicações em estudos e teorias para os fenômenos que me despertam interesse e curiosidade. Mas nem tudo está perdido, posso garantir que compreender isto não afetará o encantamento de sua experiência ao encontrar sua pessoa especial.
Apaixonar-se envolve diferentes áreas, da atração física até a ternura amorosa que se desenvolve pouco a pouco, e implica que os membros do casal começam a se remodelar para se manterem juntos. Então, os dois estranhos, com histórias bem diferentes, passam a se articular e reinterpretam suas memórias para reconstruir um presente, dão um novo sentido ao passado e se projetam para realizar juntos um futuro. Podemos dizer que este é o processo de recíproca intimidade, esta experiência resulta em coordenação afetiva, emocional, influencia os ritmos biológicos e a alta intensidade desses sentimentos nos deixa no estado de apaixonados. Aos poucos, identidades pessoais distintas passam a se traduzir no relacionamento. Esta “negociação” de identidades pessoais que ocorre no início e no final dos relacionamentos é a grande responsável pela experiência de instabilidade (inseguranças, ansiedades, angústias). Passado este período inicial, essa instabilidade vai se reduzindo e em seu lugar aparece a experiência de exclusividade e integração, que expressa a nossa tradução de identidade na relação. Reordenamos nosso “sentido de si” (ou o “eu”), integrando o outro como unidade. Durante todo o relacionamento nos empenhamos em manter este sentido de pertencimento e exclusividade. Para o sucesso do relacionamento é necessária uma integração mútua entre as identidades.
No entanto, em algum momento isto pode deixar de ser possível para um dos membros do casal…
A possibilidade de separação passa a ser uma solução uma vez que o sentido de si não pode ser experenciado mais com nosso parceiro afetivo. Tentativas de produzirmos uma mudança como casal podem funcionar, ou podem representar uma medida radical (e insatisfatória), e inviabilizar cada vez mais a tradução de nosso sentido pessoal no relacionamento, ou impedir a tradução do outro. Nessa altura do relacionamento, alternamos entre a experiência de aceitação, como forma de resgatar a relação, às trocas de hostilidades, até admitirmos dificuldades em dar continuidade nas histórias e projetos comuns, e então se instala a dissolução da reciprocidade.
Começa a surgir a necessidade de uma nova história (experiência) para o “eu” e para o outro. Compreender o outro em sua dimensão ontológica nos coloca em confronto com a nossa interioridade. Primeiro tentamos dar sentido buscando explicações no outro, sobre o qual não exercemos qualquer tipo de controle ou acesso. Deparamo-nos com uma impossibilidade de reconhecimento em cada revelação do outro.
Diante da exigência de uma nova articulação sobre o outro, passamos a questionar a nós mesmos, a maneira como nos organizamos, nosso modo de viver e sentir. Uma auto-observação atenta pode nos tornar capazes de acessar aquilo que é possível para entrar em nova fase. Passamos a compreender nosso modo de ver e aceitar que o outro olha e percebe de forma diferente.
Uma via de superação dessas rupturas afetivas é desenvolvermos uma abertura para produzirmos uma versão de nós socialmente, com amigos, família, novos parceiros, novos amigos, etc. É o recomeço, ou pelo menos a possibilidade dele, para a construção de um sentido de autonomia interna. Podemos assumir uma nova perspectiva de nossa identidade pessoal.
Após a experiência de um relacionamento afetivo, ganhamos conhecimento e experiência sobre nós mesmos e a possibilidade de integrar mudanças em nosso sentido pessoal. Aos poucos vamos ganhando uma versão ainda mais encantadora! E isto também nos faz buscar aquela pessoa entre tantas outras, que desperta aquela sensação gostosa de “borboletas no estômago”!
Tênis x Frescobol, Rubem Alves
A Pipa e a Flor, Rubem Alves
Travessia, Milton Nascimento
Samba de ir embora só, Teatro Mágico
BALBI, J. (2015). “Adolescence, Order through Fluctuations and Psychopathology. A PostRationalist Conception of Mental Disorders and Their Treatment on the Grounds of Chaos Theory”; Chaos and Complexity Letters, Volume 9, Number 2, Nuova Science Publishers, New York.
BALBI, J. (2011). Metarappresentazione affettiva tacita e senso di identità personale. Un approccio alla comprensione delle gravi patologie psichiatriche dell’adolescenza e giovinezza, Rivista di psichiatría. Vol.46, N 5-6.
GUIDANO, V. F. (1992). Il sè in suo divenire: verso una terapia cognitiva post-razionalista. Torino: Bollati Boringhieri.
GUIDANO, V. F. (1988). La complessità del Sè: Un approccio sistemico-processuale alla psicopatologia e alla terapia cognitiva. Torino: Bollati Boringhieri.
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