Ler e Escrever como um processo natural – será?
“Só 15% dos problemas dos alunos correspondem a distúrbios orgânicos” (1).
Ler e escrever são habilidades que fazem parte de um processo construído com estímulo adequado e direcionamento bem específico, com pré-requisitos a serem alcançados ao longo da caminhada da aprendizagem.
A leitura é uma atividade que pode estar agrupada em dois níveis: a decodificação, que permite o reconhecimento das palavras, traduzindo a letra impressa/escrita para a linguagem oral (grafema-fonema); e a compreensão, que possibilita a assimilação de uma palavra, frase ou texto. A escrita corresponde a codificação dos sons da linguagem oral em sinais escritos (correspondência fonema-grafema).
As dificuldades na leitura e na escrita comprometem todo o processo de aprendizagem, dificultando o sucesso escolar da criança.
O papel do fonoaudiólogo não preconiza a identificação de problemas, mas tem como foco a promoção da saúde junto a alunos, pais e toda a comunidade escolar, assim como o desenvolvimento de estratégias educacionais com o objetivo de otimizar o processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, ao perceber qualquer dificuldade nas aquisições, seja de leitura ou de escrita, procure apoiar e buscar ajuda. São processos que necessitam de acompanhamento de todos os que convivem com a criança e que desejam seu sucesso.
Quando você pensa em comida ou no seu apetite, costuma se sentir triste ou culpado? Tem medo de escolher uma comida considerada “ruim”, que “engorda”, ou comer algo que chamam de “besteira” e “porcaria”?
Leia maisO consumo problemático de álcool é mais comum que imaginamos. O seu uso é feito nos mais variados contextos, indo desde o religioso e ritualístico, até na celebração de eventos especiais, quanto em situações cotidianas.
Leia mais