A Análise do Comportamento Aplicada mais conhecida por sua sigla em inglês ABA (Applied Behavior Analysis) é uma ciência que busca compreender o ser humano através das inter relações que o indivíduo mantém com o seu ambiente. Seu principal autor e pesquisador foi o psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner.
A unidade funcional da Análise do Comportamento Aplicada é a Tríplice Contingência, um conceito utilizado para descrever e analisar essas relações que o organismo mantem com seu ambiente.
a) A situação que antecede determinado comportamento (antecedente);
b) O comportamento que o organismo emite diante dessa situação (resposta);
c) Alterações no contexto decorrentes do comportamento do organismo (consequência). As consequências que determinado comportamento produziu no passado e selecionaram esse comportamento, ou seja, influenciaram se o comportamento continua ou não ocorrendo.
O foco da intervenção dentro da teoria da Análise do Comportamento Aplicada é desenvolver novos repertórios, mais funcionais e saudáveis para aquele indivíduo, e não somente diminuir os comportamentos problemas. Esses novos repertórios variam de acordo com o contexto de vida, as demandas e as reservas comportamentais individuais.
ABA não é um método ou um pacote fechado, é uma ciência que visa a investigação e intervenção planejada e programada a partir de uma avaliação do repertório de cada paciente.
É muito conhecida e difundida no tratamento de indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), entretanto pode ser aplicada com diversas populações e em diferentes contextos. Dessa forma, quando falamos de comportamento humano estamos falando de ABA.
Leia também sobre o sono nos primeiros anos de vida e a importância de uma rotina de sono, clicando aqui.
Confira dicas de alimentação saudável para auxiliar na prevenção da doença.
Leia mais* Por Dra. Luiza Junqueira, nutróloga. Impactos clínicos dos Transtornos Alimentares Os transtornos da conduta alimentar são doenças psiquiátricas que compreendem um grupo amplo de distúrbios caracterizados por alterações do comportamento alimentar com graves complicações clínicas. São doenças multifatoriais que possuem fatores predisponentes como os biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais, assim como fatores precipitantes como … Continue lendo “Impactos clínicos dos Transtornos Alimentares”
Leia mais