Você sabia que a obesidade é fator de risco para coronavírus?
No Brasil, mais da metade da população tem sobrepeso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros, de acordo com dados da pesquisa publicada em 2019. A obesidade é considerada um fator de risco para diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e complicações pulmonares, doenças que também determinam um maior risco de desenvolver um quadro grave de COVID-19.
A obesidade, hipertensão, diabetes ou qualquer doença que diminua a imunidade pode ser fator de risco para desenvolver forma grave de COVID-19. Se uma pessoa obesa tem a doença causada pelo novo coronavírus, seu corpo passa a lutar contra dois quadros diferentes. A obesidade , por si só,
causa um estado de inflamação crônica no corpo. Isso afeta o funcionamento de algumas células que têm a função de barreira protetora no nosso organismo . Além disso, o processo inflamatório crônico, causa uma redução da imunidade. Dessa forma, a gravidade da infecção por COVID – 19 pode ser maior para esse paciente.
A obesidade também pode prejudicar a capacidade respiratória, que é fortemente afetada em pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. Quando se expande, o pulmão se esforça muito para empurrar o peso do tórax de uma pessoa obesa, causando fadiga da musculatura respiratória. No mesmo sentido, o diafragma também precisa fazer uma força muito maior para vencer a pressão intra-abdominal.
Além de respeitarem as orientações de isolamento e higiene para evitar o vírus, as pessoas devem continuar se alimentando de forma saudável e se possível, praticando exercícios dentro de casa.
Ajuda a fortalecer a imunidade e a manter o melhor controle das comorbidades. Se você é obeso, também pode começar hoje. Minha recomendação é que você procure a orientação de profissionais que
estão atendendo online, via telemedicina, regulamentada recentemente pelo CFM.
* Por Dra. Luiza Junqueira, nutróloga. Impactos clínicos dos Transtornos Alimentares Os transtornos da conduta alimentar são doenças psiquiátricas que compreendem um grupo amplo de distúrbios caracterizados por alterações do comportamento alimentar com graves complicações clínicas. São doenças multifatoriais que possuem fatores predisponentes como os biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais, assim como fatores precipitantes como … Continue lendo “Impactos clínicos dos Transtornos Alimentares”
Leia mais* Por Felipe Barreto A diferença entre alimentos saudáveis e nutritivos. O que você não sabe, mas precisa saber. Quando rotulamos os alimentos como saudáveis e não saudáveis caímos em uma dicotomia que atrapalha mais do que ajuda. Isso não significa que não exista alimentos mais nutritivos do que outros, um ovo é claramente mais … Continue lendo “A diferença entre alimentos saudáveis e nutritivos”
Leia mais