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Dificuldades ou transtorno de aprendizagem? Como identificar os sinais e apoiar o seu filho

18 de fevereiro de 2025
* Por Dilaine Alves, Psicopedagoga Clínica e Institucional

A identificação precoce das dificuldades ou transtornos de aprendizagem é fundamental para garantir o sucesso acadêmico e emocional das crianças. Embora ambos os fenômenos possam afetar o desenvolvimento escolar, entender suas diferenças e como tratá-los pode fazer toda a diferença no processo de aprendizagem.

O que são dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem são comumente resultantes de fatores externos, como métodos pedagógicos inadequados, ambientes escolares desfavoráveis ou questões familiares. Estas dificuldades podem ser temporárias e, com a intervenção correta, superadas. Adaptações no ensino, apoio emocional e modificações no ambiente escolar costumam ser eficazes para mitigar esses obstáculos.

Causas e impacto das dificuldades de aprendizagem

De acordo com especialistas como Piaget e Vygotsky, a aprendizagem é uma habilidade natural da criança, que busca entender o mundo ao seu redor. Contudo, quando surgem barreiras no processo cognitivo sejam devido a aspectos emocionais, sociais ou pedagógicos, é essencial que pais e educadores ajam rapidamente para ajustar as estratégias de ensino.

Além disso, problemas físicos ou sensoriais, como dificuldades auditivas ou visuais não identificados, podem afetar a capacidade de aprender de uma criança, dificultando o desenvolvimento da linguagem e da leitura.

Os transtornos de aprendizagem: como identificá-los?

Ao contrário das dificuldades de aprendizagem, os transtornos de aprendizagem possuem uma base neurobiológica e são persistentes. Condições como dislexia, disgrafia e discalculia afetam diretamente as habilidades cognitivas da criança, comprometendo habilidades essenciais como leitura, escrita e matemática, independentemente do esforço ou da qualidade do ensino. Esses transtornos se manifestam de maneira mais clara à medida que as exigências acadêmicas aumentam, tornando-se mais evidentes durante o ensino fundamental.

Principais sinais dos transtornos de aprendizagem

É importante que pais, educadores e profissionais fiquem atentos aos sinais que podem indicar a presença de um transtorno de aprendizagem, como:

Esses sinais, além de prejudicar o desempenho acadêmico, podem afetar a autoestima da criança, contribuindo para quadros de ansiedade e desmotivação.

Como os pais podem ajudar?

Identificar sinais de dificuldades de aprendizagem precocemente é essencial para que a criança receba o apoio adequado. Aqui estão algumas atitudes que os pais podem adotar:

  1. Observe o desempenho da criança em atividades cotidianas: Caso haja dificuldades frequentes em tarefas que são apropriadas para sua idade, é um sinal para investigar mais a fundo.
  2. Comunique-se com a escola: Os professores e coordenadores pedagógicos são essenciais na observação do progresso escolar e podem auxiliar na identificação precoce de dificuldades.
  3. Busque ajuda especializada: Psicopedagogos, psicólogos e neuropsicólogos são profissionais capacitados para avaliar e diagnosticar dificuldades e transtornos de aprendizagem, indicando as melhores estratégias de intervenção.
  4. Investigue a possibilidade de transtornos específicos: Se as dificuldades persistirem, pode ser necessário realizar testes especializados para identificar transtornos de aprendizagem, como dislexia ou discalculia.

O papel do psicopedagogo no tratamento

O psicopedagogo tem um papel crucial na avaliação e intervenção das dificuldades de aprendizagem. Ele atua como um mediador entre a criança, a família e a escola, realizando diagnósticos e propondo planos de intervenção que atendam às necessidades individuais da criança. Com um acompanhamento adequado, o psicopedagogo utiliza métodos personalizados para promover o desenvolvimento acadêmico e emocional da criança, garantindo que ela tenha o apoio necessário tanto na escola quanto em casa.

Como a nossa clínica pode ajudar?

Na Clínica Rezende, oferecemos acompanhamento especializado para identificar e tratar as dificuldades de aprendizagem de forma eficaz. Com uma abordagem integrada, focada em cada caso, garantimos que seu filho receba o suporte necessário para superar os desafios acadêmicos e se desenvolver de forma saudável e equilibrada.

Se o seu filho apresenta sinais de dificuldades de aprendizagem, não hesite em procurar orientação profissional. Nosso objetivo é trabalhar juntos, família, escola e clínica, para proporcionar à criança as melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação!

Referências Bibliográficas

 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução de M. I. C. de Jesus et al. Porto Alegre: Artmed, 2014. (Trabalho original publicado em 2013).

BOSSA, Nádia. O psicopedagogo e o trabalho com as dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S. Dislexia: Aspectos teóricos e terapêuticos. São Paulo: Artmed, 2010.

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FONSECA, V. Dificuldades de Aprendizagem: Abordagem Neuropsicológica e Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GEARY, D. C. Cognitive predictors of achievement growth in mathematics: A five-year longitudinal study. Developmental Psychology, v. 40, n. 4, p. 973–983, 2004.

GEARY, D. C. Mathematical Disabilities: A Cognitive Neuroscience Perspective. Educational Psychologist, v. 39, n. 1, p. 13-27, 2004.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

SHAYWITZ, S. E. Overcoming Dyslexia: A New and Complete Science-Based Program for Reading Problems at Any Level. New York: Knopf, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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